A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata [Resenha do Filme]

Título: Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata
Lançamento: 10 de agosto de 2018
Gênero: Drama, histórico
Distribuição: Netflix
Duração: 2h04min
Classificação: Não informada

Sinopse: Juliet Ashton (Lily James) é uma escritora na Londres de 1946 que decide visitar Guernsey, uma das Ilhas do Canal invadidas pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, depois que ela recebe uma carta de um fazendeiro contando sobre como um clube do livro local foi fundado durante a guerra. Lá ela constrói profundos relacionamentos com os moradores da ilha e decide escrever um livro sobre as experiências deles na guerra.

Nota: 

Gente do céu. Fazia tempos que eu não assistia um filme tão cativante e bonito, e de uma simplicidade que não tem como descrever. A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata entrou para a minha lista de filmes preferidos da vida, e o motivo eu vou tentar mostrar pra vocês em palavras nesta postagem que separei pra hoje.


Baseado em um livro que eu não sabia da existência, apesar do título ser bem inusitado. O filme conta a história de Juliet, uma escritora que após receber uma inesperada carta de um cuidador de porcos onde conta como a literatura salvou sua vida e de seu grupo. A jovem escritora se vê intrigada e, devido a grande curiosidade decide partir para Guernsey para conhecer mais de perto a história desse grupo. No local ela conhece os integrantes da sociedade literária, participa de reuniões, conhece a história local e, quando se dá por conta está envolvida com a história de Elizabeth, uma membra(?) da sociedade que foi levada por nazistas e até então não retornou para seu lar.


A trama é toda ambientada no fim da 2ª Guerra Mundial, após a ocupação do exército alemão da cidade de Guernsey, que por sinal é muito bem elaborada e sem pontas soltas. Sem contar que a fotografia também é bem bacana, toda ambientada em tons frios. Os personagens são todos muito cativantes, e criei um carinho especial pelo senhorzinho dono do serviço de correios e pelo menino que vive com ele.

A história em si é muito bonita, me comoveu em diversas partes, e o desfecho de fato agrada os românticos de plantão apesar da previsibilidade do final. E a moral de tudo é de que o livro/leitura tem o poder de mudar a vida da pessoa.

17 comentários:

  1. Olá Thamiris... Como vai?

    Ahhh, este filme parece ser lindo demais! E essa coisa da torna de casca de batata até que me deixou com fome, acredita?

    Tem post novo lá no blog! :)

    Abraços,

    Jennifer.

    http://entrelinhasentrepautas.blogpost.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Thami,
    Eu AMOOOOOOOOOOOOOOOOO DEMAIS esse filme.
    Assisti sem expectativas e foi uma grande surpresa. Queria que a netflix fizesse mais filmes assim (e mais adaptações literárias, rs).
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro o nome inusitado desse filme e JÁ TO MARCANDO MINHA SESSÃO NETFLIX PARA VER ESSE FILME, SÉRIO!!!!!!!!!!!!!!!
    Quero ler livro já também <3


    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  4. Oi Thami, tudo bem? Eu tb adorei o filme, tem um drama super leve e os personagens do povoado são ótimos!! Uma excelente dica mesmo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Só de ver as fotos já dá vontade de assistir pelas cores.
    Amei a resenha e já vou marcar para assistir
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Thami

    Eu também não sabia da existência do livro até o lançamento da adaptação. É livro demais pra gente saber de tudo. Hahahhaha
    Eu já coloquei ele na minha lista e espero ver em breve e gostar como você.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  7. ¡Hello!
    Beautiful photos. Great post.
    I'm your new follower. Follow for follow?
    Aprovecha La Vida Cada Día
    ¡Kiss!

    ResponderExcluir
  8. Fala, Thamiris. Beleza?

    Já tinha lido uma resenha sobre o filme e me interessei. Você dando cinco estrelas então, se tornou um must watch. Em breve o verei. beijo \o

    www.RapeizeDinâmica.biz | @english.tips.br

    ResponderExcluir
  9. Oiii Thamiris

    Essa é a primeira resenha do filme que leio e me apaixonei, parece ser tão lindo, intenso e bem escrito, preciso conferir.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Thamiris, tudo bem?
    AAAA eu to louca pra ver esse filme, já vi umas resenhas sobre e ontem mesmo quase assisti!
    Tá na minha lista!
    Adorei a resenha!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  11. Com certeza vou assistir esse filme e acho que vou amar. Assim que lançou ele está na lista só não assisti ainda pois estou dando prioridade a filmes "não produzidos pela Netflix" pois estes sempre correm o risco de sair do catálogo RSrs
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Thami, tudo bem?
    Já me falaram desse filme, mas ainda não assisti, pretendo ver em breve!!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  13. Outro dia eu estava olhando as indicações da Netflix e me deparei com esse filme aí e já coloquei na listinha. Adorei saber que você também adorou!!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  14. Vou assistir essa semana, adorei.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Que amor! Ainda não conhecia esse filme, mas já anotei a dica e vou tentar assistir hoje a noite. Deve ser uma história linda!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, Thamiris.
    Com esse nome eu nem leria a sinopse hehe. Mas pelo que vi aqui parece ser um ótimo filme e acho que vou gostar. Acabei de adicionar na minha lista.

    Prefácio

    ResponderExcluir

Retribuo todos os comentários aqui deixados!
Não esqueça de seguir nosso Instagram ~> @miiistoquente.