22 de jun de 2018

Por Onde Andei: Montevidéu - Uruguay


Olá my friends! Tudo bem com vocês? Espero que sim!

Trago hoje pra vocês o primeiro post de uma série, onde vou contar breviamente sobre o lugares que passei durante as minhas férias. Mas Thamiris, por quê vai falar breviamente? Pelo simples motivo de encorajar vocês a viajarem e passarem pela experiência incrível que eu tive na minha primeira vez no exterior. Os posts serão divididos em: 1. Montevideu/UY, 2. Punta del Este/UY, 3. Colonia del Sacramento/UY, 4. Gramado/Canela - RS, 5. Museus de Gramado/Canela, 6. Parques Temáticos de Gramado/Canela, e por fim porém não menos importante: 7. Dicas de Viagens para o Exterior.

E então, vamos para o primeiro post dessa maratona?

Praça da Constituição, Montevidéu - UY
Sobre a Cidade:

Montevidéu é a capital e maior cidade do Uruguai. Localizada no leste do Rio da Prata, a cidade já foi território da Argentina, Portugal e até do Brasil antes de ter sua independência proclamada em 1828. A descoberta do país se deu pelos espanhóis em 1624, seu idioma oficial é o castelhano, sua moeda é o peso uruguaio e, no inverno, as temperaturas chegam facilmente a 2ºC.

Estátua de José Artigas, Montevidéu - UY
Praça da Independência, Montevidéu - UY
 Por Onde Andei em Montevidéu:

Os primeiros dias na cidade foram consequentemente os primeiros dias no país, então além de estarmos meio perdidos, tínhamos algumas coisas pendentes a resolver, como fazer o câmbio entre as moedas do Brasil e do Uruguai e conseguir um chip de internet nacional (fazer o cadastro da linha, colocar crédito, fazer um plano, ativar internet). Depois de resolvidas todas as burocracias (o que levou uns 2 ou 3 dias), fomos aos passeios.

Exposição sobre Figurinos no Teatro Solís, Montevidéu - UY
Resolvemos por começar a conhecer o centro e fomos direto para a Praça da Independência, onde além do tamanho bem grande, possui uma estátua gigantesca de José Artigas (um importante político e militar uruguaio). É nessa praça que teremos acesso a alguns pontos turísticos da cidade. De lá conhecemos o Teatro Solís, uma enorme edificação responsável por boa parte da cultura do país; demos a sorte de visita-lo numa quarta-feira onde as visitas guiadas eram gratuitas (e em vários idiomas diferentes). O teatro é bem bonito por dentro visto que a maioria de sua estrutura ainda é original e neste dia havia uma exposição bem bacana sobre figurinos.

Do teatro fomos para a Porta da Cidade, uma construção que nos tempos coloniais eram utilizado como porta de entrada e saída de Montevidéu que era rodeada por um muro gigantesco (inclusive próximo ao teatro Solís ainda podemos ver algumas ruínas desse muro).

Porta da Cidade, Montevidéu - UY
Para finalizar a parte da Cidade Velha, fomos a Praça da Constituição conhecer a Catedral Metropolitana que é MA-RA-VI-LHO-SA. Se você gosta de construções de estilo antigas vai ficar boquiaberto quando entrar na catedral (que é aberta a visitações), os detalhes em dourado, o teto abobadado e os micro detalhes nas paredes fazem a visita valer a pena. Já a praça é bem simples, mas muito charmosa, com um trânsito grande de pessoas, pois ela dá acesso ao calçadão e a várias lojas e lanchonetes.

Interior da Catedral Metropolitana, Montevidéu - UY
Partindo do Hotel que ficamos hospedados, fomos pela manhã conhecer o Estádio Centenário, local que ocorreu a primeira Copa do Mundo e que guarda muitas relíquias no Museu do Futebol. A entrada ao Museu custa em torno de R$35,00 e você pode ir na arquibancada do estádio tirar foto e ainda tem um passeio de elevador que dá acesso a uma vista panorâmica da cidade de Montevidéu. A visita vale a pena para os amantes de futebol, que não foi o meu caso rs, mas foi bom conhecer o espaço que é bem organizado e de fácil acesso.

Museu do Futebol, Montevidéu - UY
Tomamos outro ubber e fomos conhecer o Palácio Legislativo, uma construção gigantesca que lembra muito a Grécia dos tempos antigos com as colunas e as escadas. É nele que funciona a sede da câmara dos Deputados e Senadores do Uruguai e, apesar de ser aberto a visitação por um baixo preço, não achei que valeria a pena fazer essa visita. Contudo, a faxada do prédio rendeu fotos muito bacanas. Quem curte política e gostaria de conhecer o local onde os políticos trabalham, visitem sem medo de ser feliz!


Depois de tirar umas 500 fotos no prédio e até hoje não saber qual postar no Instagram, partimos para o local onde fica o letreiro famoso da cidade e que todos os turistas querem fotografar lá. O letreiro fica no início da Praia dos Pocitos e, quando chegamos tinha um pessoal fazendo manutenção nele. Enquanto esperavamos o serviço dos moços terminar pra tirar foto, sentei num banquinho e fiquei contemplando a paisagem e me esquentando no Sol (a foto do letreiro é a do início do post). Depois de muitas selfies e um quase tombo tentando subir na letra "e", fomos caminhando pela Rambla (que quer dizer orla) da Praia dos Pocitos em direção ao Parque Rodó.

Praia dos Pocitos, Montevidéu - UY
Se você quer um lugar pra relaxar e curtir a natureza, você deve conhecer o Parque Rodó. Localizado na área nobre de Montevidéu, o parque é bem conhecido por seu tamanho gigantesco e por ser bem bonito. Nele você pode praticar esportes, andar de pedalinho, frequentar o parque de diversões na área infantil, ou só sentar em um dos banquinhos e ver observar a paisagem dele. Vale muito a pena, o problema é que no dia que fomos visitar o parque estava frio demais e mal aproveitamos.

Parque Rodó, Montevidéu - UY
Chegamos numa terça-feira e fomos embora no domingo rumo a Punta del Este, uma outra cidade que vai ficar para um outro post. Acredito que menos dias seriam necessários pra conhecer Montevidéu toda, porém, deu pra descansar bastante, bater muita perna no calçadão e visitar o museu do gaúcho e o museu da moeda que mal deu pra fotografá-los. 

Fotos aleatórias que postei no stories do Instagram
No geral achei o preço das coisas lá bem salgado. Você não consegue fazer uma refeição completa estilo prato feito por menos de R$50,00 e, no quesito economia eu acabo preferindo o nosso Brasil mesmo. Ficamos hospedados num Hotel bem no centro onde era possível ir andando para a Praça Independência em 2min apenas. O transporte feito pela gente era basicamente de Uber e os locais mais próximos (até 2km) íamos caminhando e conhecendo a cidade.

O post ficou longo, e termina por aqui.
Se tiverem alguma pergunta, podem fazer aqui nos comentários ou no direct lá do instagram (que eu respondo mais rápido). Espero que tenham gostado do post e formado uma breve opinião sobre essa cidade que eu adorei conhecer.

20 comentários:

  1. Olá, Thamiris.
    Que viagem legal, amei as fotos. Pena que a comida custou tão caro. Está mais que o dobro daqui hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi, Thami!

    Quantos lugares lindos, dá vontade de visitar todos também! Uma pena que por outro lado não seja um lugar muito econômico de morar, nunca mais reclamo dos 20 reais que pago num prato feito hahaha mas pelo que vi num geral você aproveitou bastante!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Thamires, eu tenho muito mais vontade de conhecer os países da América Latina que a Europa, confesso. Como apaixonada por futebol eu adoraria visitar esse museu e Montivideu parece maravilhoso!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi Thamires,
    Que viagem, hein? Férias dos sonhos!!!!
    Voltar para a realidade é um pouco impactante, mas fico feliz que tenha aproveitado.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Sabe que nunca tinha pensado em visitar o Uruguai, mas vendo seu post fiquei bem animada para visitar o país!

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ahhhh que post mais lindo, acho esse lugar incrível e vou amar acompanhar tudo por aqui. Lindas fotos, imagino o quanto se divertiu, mal posso esperar pelos próximos posts :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Thamiris, tudo bem?
    Adorei as fotos e as dicas!
    Nunca saí do país, mas Uruguai e Argentina estão na lista, por serem próximos (moro no RS). Gostei muito do post!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  8. Que fotos maravilhosas, conhecer a América do sul é uma das minhas metas, em principal o Uruguai. Tudo parece tão grande
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, td bem?
    AMEI AS FOTOS! aaaaaaaa <3
    Já fui pra Gramado tb e lá é LINDO!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=xNEy8l267c4&t=3s

    ResponderExcluir
  10. Muito bacana, também visitei alguns desses lugares quando fui para lá, o parque Rodó é bem bacana para corridas.

    beijos.

    ResponderExcluir
  11. Que viagem mais linda, com certeza quero conhecer também. Os preços acho que são salgados por todo lugar kkk

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Que tudooo!!! Morro de vontade de fazer uma viagem dessas!
    Amei as suas folhas (achei um amor essa última, que tem a folhinha na mão).
    Arrasou!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  13. Lugar incrível e cheio de história.
    Boa semana!
    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  14. Oi Thamiris.
    Amei essa postagem :)
    Não tenho muita vontade de conhecer o Uruguai e a questão dos preços salgados me atrai menos ainda (com uma bebê, tudo é pensado duas vezes kkkk'), mas quem sabe um dia seja um destino a ser explorado. Esperarei por sua próxima postagem, quem sabe me convence mais.

    Beijos da Lua!
    Cantinho da Lua

    ResponderExcluir
  15. Olá, Thamiris, tudo bem?

    Acabo de conhecer o Misto quente (me lembra Bukowisky, e um livro que amo) e adorei seu cantinho. Você escreve Muito bem.

    Que viagem linda, hein! Q lugar lindo! E parece ser muito verde também, achei cada lugar que você mostrou nas fotos bem lindos. Só o lanche que pelo visto é super faturado, né? Mas pelo que vi valeu a pena, isso que importa.

    Bjão,
    Di ~ Vida & Letras
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi
    lugar lindo pelo que vi nessas imagens, parece que foi uma boa viagem, você poderia comentar os custos tipo passagem, hospedagem para quem tem interesse.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Thamiris!
    Eita, que legal. Queria fazer umas viagens assim na minha vida. Um dia ainda chego la. Nunca viajei só nem dentro do pais, quem dirá fora, mas um dia quero ir na Disney e na California. São minhas metas de vida <3

    Abraços
    David
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Thamiris
    Eu ainda não pude fazer uma viagem internacional ainda, mais por dinheiro mesmo mas pretendo conhecer os países sul-americanos, principalmente Argentina e Uruguai que foram lugares que minha tia já foi e que são mais acessíveis. Amei todas suas fotos, senti mó inveja!
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Thamires,
    Vishe eu nunca saí do Rio, tenho vontade de visitar outros estados e ouros países. E alguns da America Latina, que sempre fico encantada com posts que a galera faz. As fotos ficaram lindas.

    P.S.: Ah sim, moramos em Caxias. Me formei na Unigranrio também =D

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir

Retribuo todos os comentários aqui deixados!
Não esqueça de seguir nosso Instagram ~> @miiistoquente.