13 de dez de 2017

Meu Coração e Outros Buracos Negros

Título: Meu coração e outros buracos negros - Uma faísca pode mudar tudo
Autor: Jasmine Warga
Gênero: Romance, drama
Editora: Rocco
Páginas: 312
Ano da Edição: 08 de março de 2016

Sinopse: Um tema amargo, mas necessário. Em Meu coração e outros buracos negros, a estreante Jasmine Warga apresenta aos leitores um romance adolescente que aborda, de forma aberta, honesta e emocionante, o suicídio. Aysel, a protagonista, enfrenta problemas com a família e os colegas de escola, como tantos jovens por aí, e, aos 16 anos, planeja acabar com a própria vida. Mas quando ela conhece Roman num site de suicídio, em busca de um cúmplice que a ajude a planejar a própria morte, num pacto desesperado, a vida dos dois literalmente vira de cabeça para baixo. Aos poucos, Aysel percebe que seu coração ainda é capaz de bater alegremente. E ela precisará lutar por sua vida, pela vida de Roman e pelo amor que os une, antes que seja tarde.

Minha humilde e mortal opinião:

Preciso confessar que vi essa dica de livro aqui pela blogosfera, mas não consigo me lembrar onde foi que eu vi. Se você fez a indicação desse livro por esses dias, meus parabéns e muito obrigada!!


Meu coração e outros buracos negros chamou minha atenção primeiramente pelo título, e por se tratar de um assunto extremamente delicado e curioso pra mim: a depressão e o suicídio. Quando comecei a leitura dele me senti tão leve, que devorei o livro rapidamente. Não costumo ser fã de romances, mas esse me fez olhar o gênero de outra maneira.

O livro conta a história de Aysel, uma garota de 16 anos que entra em depressão após seu pai ser preso e ela ir morar com sua mãe, seu padrasto e seus dois meio-irmãos. Aysel tem então uma vida pacata, estuda na única escola de sua pequena cidade, trabalha no tempo livre, e é sempre julgada na escola pelo erro que fez seu pai ir á prisão: matar depois de um surto um adolescente que tinha um futuro próspero. 

Decidida a tirar sua própria vida, Aysel se inscreve num site de suicídio onde procurar um parceiro para tirarem sua vida juntos. É no "Passagens Tranquilas" que ela conhece Roman, um garoto com tantos problemas psicológicos quanto ela que também está decidido a acabar com sua vida.

Ao conhecer Roman e seus problemas melhor, ela percebe que a morte não é a solução dos seus problemas e decide lutar por si próprio e pela vida de seu amigo, que acaba desenvolvendo "sentimentos" por ele.

Outra coisa bastante abordada no livro é o amor de Aysel pela música clássica e pela física, abrindo até espaço para discussão sobre a teoria da relatividade e sobre a energia de uma pessoa.

A narrativa do livro é toda em primeira pessoa, com Aysel descrevendo tudo como se escrevesse em um diário. A leitura é bem gostosinha, o final é daqueles esperados de fim de contos de fadas. Mas no geral, gostei de como a autora desenrolou a história, e de como ela retratou com clareza os pensamentos depressivos de uma pessoa que pensa em suicídio. De fato, é uma história muito bonita.

Nota final:

30 comentários:

  1. É um assunto delicado mas que tem que ser falado e por isso esse livro pode até ajudar outras pessoas. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  2. Olá, Thamiris. Tudo bem?
    Não tinha conhecimento sobre o livro, mas adorei o título e ainda mais sua resenha. Como uma pessoa que convive com a depressão, acredito que o tema deve ser abordado em todos os meios, inclusive nos livros. Achei bacana a citação que você fez em relação a clareza presente na escrita da autora. Acho que o tema depressão e suicídio deve ser ao máximo esclarecido, visando conscientizar as pessoas sobre o tema.

    Até mais. https://realidadecaotica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. fiquei curiosa com o livro
    http://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Oi Thamiris, tudo bem? Realmente o título chama atenção e gosto de finais de contos de fada, confesso hehehehehe Acho que vou curtir!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Olá, Thamiris, tudo bem? Não conhecia seu Blog, vim fazer uma visita e acabei passando algumas horas por aqui! Parabéns pelo trabalho. Também não conhecia esse livro e acabei colocando em minha TBR. Acho extremamente necessário que temas como esse sejam tratados na literatura, no cinema, na cultura em geral e, principalmente, para o público teen. Responsabilidade sempre ao tratá-los, mas sem omissão! Fico feliz de saber que isso esteja acontecendo nas séries, filmes e cada vez mais surjam livros com a temática!
    Obrigada pela dica!
    Beijos

    http://www.aquelaepifania.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Fiquei super interessada de ler ele, parece ser um livro com uma história bacana com pontos que merecem ser discutidos.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  7. Um tema muito importante de ser abordado mesmo.
    Até mais,
    Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse livro, mas achei a proposta muito interessante e criativa. Fiquei com muita vontade de conhecer melhor essa história.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/12/top-7-novidades-da-semana_15.html

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Eu acho que todo mundo que se arrisca nesse livro e sem duvidas pelo titulo, que e muito poetico. Eu gostei bastante da leitura quando fiz. Achei a forma que a autora abordou o tema muito plausivel e gostei tambem do final, porque todos os outros que eu havia lido sobre o assunto, eu simplesmente ja sabia que seria tragico. Esse ano. Ele me surpreendeu um pouco.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Thamiris.
    Esse enredo me lembrou bastante o livro Por Lugares Incríveis. Se não leu dá uma procurada. Quando vi o título achei que era um livro de crônicas, o que não me interessa tanto. mas como não é vou procurar para ler.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Sempre quero ler esse livro e depois esqueço, com certeza lerei depois dessa resenha
    Beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Parece ser bem profunda e tocante a história, e trata de um assunto delicado. Eu tenho vontade de ler uma hora dessas..

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá Thamiris, prazer, Thamiris também ♥ haha
    Gostei da temática do livro e do jeito que descreveu. Suicídio é um assunto tão delicado e que muitas vezes pode ser complexo de entender. Apesar de ser considerado um tabu, pois as pessoas se sentem muitas vezes envergonhada para falar sobre isso. Mas admiro a autora por abordar o assunto desse jeito e já vou por na minha lista!
    Beijoooss!! ♥

    Memórias no Lugar

    ResponderExcluir
  14. OOi adorei a resenha, ainda não cheguei a ler o livro, mas já o conhecia. O titulo me chama muito a atenção, mas tenho um certo receio em ler.
    Beijinhos boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Parece ser uma ótima leitura, e fala sobre um assunto que precisa deixar de ser tabu o mais rápido possível, suicídio e depressão são mais comuns que imaginamos, infelizmente!

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Nossa! Não conhecia a obra e faz total meu estilo!
    Adorei, já coloquei na minha lista de desejados.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oiê...

    É sempre um prazer te receber no meu blog Thamiris, volte sempre.

    Eu adorei a sua resenha, fiquei completamente apaixonada pelo enredo. Eu adorei o título. fiquei impressionada com assunto abordado e como os personagens foram construídos, é bem meu tipo de leitura. Xero!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, Thamiris!
    Esses assuntos são bem complicados de serem tratados, né?
    Sempre fico com um pé atrás na hora de uma leitura dessas. Não por gatilhos, mas por serem tramas profundas e fortes.
    Me interessei bastante pelo enredo desse e o título chama bem atenção, né?
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  19. Oi Thami, tudo bem?
    Me chamou atenção a nota 3, apesar dos elogios. Teve algo que você não gostou?
    Li um livro com essa temática, mas triste: Por Lugares Incríveis. Amo demais!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  20. Oi Thami,

    Já ouvi falar desse livro, mas não tinha parado para ler uma resenha sobre ele.
    Esse é um tema bem interessante para se abordar nas histórias. Apesar do tema, senti que o livro parece ser um pouco leve.
    Gostei.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Eu já tinha ouvido falar do livro, mas admito que nunca tinha dado muita atenção! Gostei muito da resenha e agora quero muito ler, gosto de livros que exploram assuntos sérios, sabe?
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  22. Bacana saber de um livro que ensina outras formas de lutar contra a depressão!

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
  23. Ah, que legal. Eu também já vi sobre esse livro por aí. Chegou a me chamar a atenção, mas nem tanto. Que bom que você gostou.
    beijos
    5 O'clock Tea

    ResponderExcluir
  24. Oi Thamiris!
    Pela sua resenha o livro me lembrou outro que li, All the bright places, que também fala de suicídio.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  25. Oláá! Tudo bem?
    Esse assunto é muito complicado né.. gosto de ver a maneira como os autores abordam, fiquei curiosa!
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. É um livro gostosinho de se ler, apesar do tema abordado.
    E mesmo assim a história é bonita por todo o processo que os personagens passam.
    Beijos
    https://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oie, tudo bem?
    Ainda não conhecia esse, valeu pela dica!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  28. Oie,
    Realmente é um tema delicado, o único livro que eu lembro de ter lido sobre isso foi Os 13 porquês. Eu gostei do titulo e me interessei pela história.
    Beeijoo e feliz 2018!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos {meusantidotos.blogspot.com.br}

    ResponderExcluir
  29. Eu sou louca pra ler esse livro. Essa semana vi ele em umas duas listas sobre os melhores de 2017 e já vi gente falando que se tornou o favorito da vida. Esse título é tão maravilhoso que nem sei por onde começar.
    Um beijo

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Retribuo todos os comentários aqui deixados!
Não esqueça de seguir nosso Instagram ~> @miiistoquente.